Notícias da Indústria do RN

SINDRECICLA-RN destaca valorização dos catadores durante encontro estadual

Publicado em 09/06/2026

O Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN) participou, nesta terça-feira (9), da programação em alusão ao Dia Nacional de Luta das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis, celebrado em 7 de junho. Realizado no Anfiteatro do Parque das Dunas, em Natal, o evento reuniu cerca de 250 profissionais de diversas regiões do estado para discutir saúde, bem-estar, segurança no trabalho e fortalecimento da reciclagem.

A iniciativa foi promovida pelo Sebrae-RN, em parceria com o Governo do Estado, o SESI-RN e o SINDRECICLA-RN, e reforçou a importância da atuação conjunta entre instituições e trabalhadores para ampliar o reconhecimento e as oportunidades para os catadores de materiais recicláveis.

Durante a programação, o presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, ressaltou o papel fundamental desempenhado pelos catadores na preservação ambiental e no desenvolvimento da economia circular. Segundo ele, esses profissionais exercem uma função essencial ao realizar a separação e a destinação correta de resíduos que “muitas vezes deixariam de receber tratamento adequado”.

Ele também defendeu o fortalecimento da relação entre cooperativas e associações de catadores e as indústrias recicladoras do Rio Grande do Norte. “O que buscamos é aproximar os catadores das indústrias para que eles possam ter mais rentabilidade e reconhecimento pelo trabalho que realizam. Também precisamos do apoio dos municípios para que esses profissionais sejam valorizados e remunerados pelos serviços prestados à sociedade”, destacou.

Durante o evento, também foi apresentado o projeto ‘Seja Pro+’, voltado para 160 catadores da Grande Natal, desenvolvido por meio de parceria entre o Conselho Nacional do SESI, o SENAI-RN e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A iniciativa prevê a oferta de educação básica, cursos profissionalizantes e bolsas de incentivo para os participantes, ampliando as oportunidades de qualificação e inclusão produtiva.

Representando o Sebrae-RN, o diretor de Operações, Marcelo Toscano, destacou a relevância econômica e social da atividade desenvolvida pelos catadores. “A sustentabilidade e a geração de emprego e renda do Rio Grande do Norte passam pela reciclagem. Nosso respeito e nossa gratidão a todos que fazem esse movimento acontecer”, afirmou.

A representante do Comitê Estadual dos Catadores, Helena Manso, também destacou os avanços conquistados pela categoria e a necessidade de continuidade das ações de fortalecimento do setor.

Além dos debates, a programação contou com atividades voltadas à promoção da saúde e do bem-estar dos participantes, incluindo ginástica laboral, circuito de saúde e massoterapia promovidos pelo SESI-RN, além de palestra motivacional intitulada ‘Transformando Desafios em Força’, ministrada pelo paratleta Samuel Bortolin.

Compartilhe: